Cistite

 

Definição: É a inflamação da bexiga.

 

Contagio: A principal causa da doença é a infecção bacteriana das vias urinarias. Fatores que mudam a freqüência da micção, como alteração em coluna, redução da atividade física, e diminuição do consumo de água, podem aumentar a predisposição ao problema.

 

Diagnostico: O diagnostico exige exame clinico e, para confirmar, analise da urina e ultrassom.

 

Sintomas: Entre os principais sinais da enfermidade estão ardor e dificuldade na hora de fazer xixi – o que o dono percebera como algo estranho - , sangue na urina e aumento da freqüência de micção, ou seja, o bicho tendera a urinar pequenas quantidades varias vezes. Alguns animais, por sua vez, podem manifestar incontinência.

 

Prevenção: Ofereça uma dieta equilibrada para o seu amigo. Estimule a ingestão de água trocando freqüentemente o conteúdo da vasilha e mantendo-a sempre fresca. Gatos preferem água corrente – para isso, existem bebedouros especiais que podem fornecê-la. Animais que não urinam em casa, somente fora, devem ser levados com maior freqüência a rua para não reterem a urina por muito tempo.

 

Tratamento: O tratamento é feito com medicamentos e aumento da ingestão de água. Exames de urina seriados devem ser realizados para o acompanhamento do quadro até a sua resolução completa.