
Linfoma
(linfossarcoma)
Definição: Também conhecida como linfossarcoma, essa forma de neoplasia, de caráter totalmente maligno. Acomete os linfonodos, ou seja, os gânglios. E é capaz de se estender para outros órgãos, como baço, fígado, pulmões e rins.
Causa: Animais a partir de 5 anos de idade são os alvos preferidos. A forma mais comum da doença se inicia com um aumento dos gânglios localizados abaixo da mandíbula e membros.
O que acontece: Sem tratamento, o bicho pode não resistir e acabar morrendo.
Prevenção: Não há como prever e evitar o problema. O que esta em nosso alcance é a detecção precoce para um melhor prognostico do tratamento. Se o dono do animal observar um aumento de linfonodos, deve procurar avaliação médico- veterinária para investigação.
Sintomas: Perda de peso, diminuição do apetite e gânglios inchados são os sinais mais comuns da enfermidade. Entre os demais sintomas estão vômitos, diarréia, problemas de pele e dificuldade de respirar.
Diagnostico: O diagnostico se da por meio de exame clinico, radiografia, ultrassom, analise dos gânglios (biopsia ou citologia por aspiração) e exames laboratoriais.
Tratamento: O linfoma não é curável, mas a associação de quimioterapia e outras drogas consegue prolongar a vida do animal com qualidade. Como o tratamento enfraquece o sistema imunológico, faz-se necessário um monitoramento constante. A batalha acaba quando a doença ou o próprio tratamento passa a causar danos irreversíveis, capazes de provocar sofrimento – o que ninguém quer para um grande amigo.

