
Otite
Definição: É a popular inflamação de ouvido.
Causas: A doença costuma ter origem infecciosa, parasitaria, fungicida ou seborreica.
O que acontece: Se não for bem tratada, a otite pode se agravar e provocar uma meningite e ou até infecção generalizada, dois males capazes de matar.
Prevenção: Proteja as orelhas do seu bicho durante o banho, tome cuidado com a limpeza do canal auditivo externo e, no caso de cães, não deixe que passeiem com o tronco para fora do carro para que o vento não penetre no canal auditivo.
Sintomas: Quando há uma otite, o que fica mais evidente é o coça-coça das orelhas e o balançar freqüente da cabeça. Secreção amarelada ou enegrecida e fedida também pode indicar que a infecção esta instalada e latente.
Diagnostico: O veterinário, durante o exame clinico, faz uma otoscopia, ou seja, usa aquele aparelhinho para enxergar o canal auditivo. E, em alguns casos, pode pedir uma coleta de secreção para analise.
Tratamento: O tratamento é feito com antibiótico no caso das otites bacterianas, antifúngico para otite fungica, antiparasitário para otite parasitaria e ceruminoliticos, quando se trata de uma otite ceruminosa ou seborreica.

