
Sarna
Definição: Também chamada escabiose, é uma doença dermatológica parasitaria.
Contagio: Qualquer animal limpo e saudável pode contrair a enfermidade: basta entrar em contato com os ácaros Sarcoptes scabiei, no caso dos cães, e Notroedis cati, no caso dos gatos. Claro que aqueles com imunidade baixa possuem maior probabilidade de contagio. Os tais ácaros estão presentes em cobertas, escovas, toalhas e brinquedos. Já a sarna negra, ou demodécia, tem origem hereditária, sendo transmitida da mãe para os filhotes.
O que acontece: Sem tratamento, surgem lesões na pele, que podem provocar infecções. Já a sarna negra, quando não é tratada adequadamente, pode evoluir a ponto de deixar o corpo do bicho em carne viva.
Prevenção: Mantenha a casa sempre limpa, proteja seu amigo contra a sarna, pulgas e carrapatos com medicação preventiva e evite o contato com animais contaminados. Cachorros ainda precisão de escovação e banhos periódicos.
Sintomas: Os principais sinais do problema são coceira intensa e a queda de pelos. Na sarna negra, aparecem manchas escuras na pele. E a sarna de ouvido – outra manifestação da doença – produz uma cera escurecida.
Diagnostico: Alem do exame clinico, é realizada uma raspagem das lesões para analise, especialmente nas áreas com descamação.
Tratamento: O tratamento é feito com medicação injetável, produtos acaricidas ou lesões tópicas, dependendo da gravidade da doença.

