Espaço Cão

Contato: (11) 2769-3342

Whatsapp: (11) 99813-1310

Av. Morumbi - Morumbi - São Paulo-SP

Contato@espacocao.com.br

Horario de funcionamento

De Segunda à Sexta das 7:00 ás 19:00

Sábado das 9:00 ás 16:00

* Visitas ou testes só com horario marcado

Todas as imagens contidas neste site são de autoria do Espaço Cão, autorizadas para divulgação pelos clientes, não podem ser reproduzidas ou divulgadas em outros sites sem autorização do estabelecimento.

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon

Site em construção

​

Espaço Cão

  • Home

  • Contato

  • More

    Urolitíase

     

    Definição: Processo de formação de cálculos no trato urinário.

     

    Causa: A doença costuma ser resultado de dieta excessivamente  rica em minerais e proteínas, que, aliada a alta capacidade que os cães e gatos possuem em produzir urina concentrada, pode predispor a saturação de sais.

     

    O que acontece: As fêmeas com cálculos tentem a desenvolver cistite, enquanto os machos podem ficar com a uretra obstruída, chegando a óbito se não forem tratados.

     

    Prevenção:  Se o animal tiver predisposição para cálculos, utilize rações especiais para o tipo de alteração apresentada – urina muito acida ou muito básica. Estimule ainda a pratica de atividades físicas com passeios,  no caso dos cães, e, no caso dos gatos, mantenha-o ativo, com as caixas sanitárias sempre limpas, o que estimulara a micção, evitando a retenção urinaria. Aumente a ingestão de água traçando freqüentemente o conteúdo da vasilha, mantendo o liquido sempre fresco. Gatos, alias, preferem água corrente. Para eles, existem bebedouros especiais que podem fornecê-la.

     

    Sintomas: Há uma dor intensa, sangue na urina, dificuldade para fazer xixi e aumento da freqüência de micção. É que o animal urina o tempo todo em pequenas quantidades porque, ao sentir dor, para antes de eliminar todo o conteúdo da bexiga.

     

    Diagnostico: É feito com exame clinico. O veterinário costuma solicitar, ainda, testes laboratoriais e exames de imagem.

     

    Tratamento: É feito com antibióticos, dieta especifica, ajustes para aumentar a ingestão de água e, em muitos casos, é necessária uma intervenção cirúrgica.